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 [Guia] Poker Texas Hold'em (sem limite)

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MensagemAssunto: [Guia] Poker Texas Hold'em (sem limite)   [Guia] Poker Texas Hold'em (sem limite) Icon_minitimeQua Jul 30, 2008 4:10 am

Texas Hold'em

O póquer Texas Hold’em joga-se com um baralho de 52 cartas, com quatro naipes, cada um deles com as seguintes cartas, por ordem decrescente de valor: ás, rei, dama, valete, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2. Na sequência da cor e na sequência, o ás pode ser utilizado como a carta de menor valor depois do 2 ou como a de maior valor antes do rei.

Como jogar
Em cada mão, o jogador dispõe de duas cartas pessoais (pocketcards), e haverá cinco cartas comuns, dispostas no centro da mesa. Dessas sete cartas, o jogador pode escolher quaisquer cinco, com o objectivo de alcançar a melhor combinação possível.

O jogador pode realizar a sua combinação de cinco cartas com qualquer das sete de que dispõe em cada jogada. Pode utilizar, para isso, as duas cartas pessoais, uma delas ou nenhuma, e qualquer das cartas dispostas sobre a mesa, até formar uma combinação de 5 cartas.

Nota: Esta "escolha" é automática, na realidade quem tem as melhores 5 cartas é o vencedor.

Cada jogador dispõe de um montante inicial, no caso da minha taverna são 5cz no mínimo, mas cada qual pode pôr o que bem entender. De forma a respeitarmos a estrutura de um jogo/torneio de poker o ideal é cada jogador entrar com o mesmo valor, podendo no entanto haver reposição, caso perca tudo.


Nota: Nas tavernas o jogo de poker funciona em sistema de sit down e não de torneio, mas o torneio é de facto o grande motor e a forma preferida de jogar dos verdadeiros apreciadores do Texas. Por isso o montante de cada jogador deve ser igual inicialmente, tal como nos torneios de poker.

Antes da distribuição das cartas, o jogador que tem a mão efectuará uma aposta, designada por small blind» ou «pequena cega», cabendo ao jogador situado imediatamente à sua esquerda efectuar a «big blind» ou «grande cega».
- A «small blind» será igual a metade do mínimo da mesa.
- A «big blind» será igual à aposta mínima da mesa.

De seguida, são distribuidas duas cartas cobertas alternadamente a cada jogador e inicia-se o primeiro turno de apostas.

O primeiro jogador a “jogar” será o que estiver sentado imediatamente à esquerda do jogador que efectuou a «big blind». Neste caso, pode desistir, acompanhar a aposta (igualar) ou subi-la (repicar). Os restantes jogadores tomarão também, pela sua ordem, uma das decisões que no final se referem.

Depois de efectuado o primeiro turno de apostas, tiram-se três cartas comuns para o centro da mesa, que formam o flop.

Dá-se então início ao segundo turno de apostas, em que o primeiro jogador a “jogar” é o que tem a mão.

Depois de todos os jogadores ainda activos terem efectuado o segundo turno de apostas, surge a quarta carta comum (turn)

Inicia-se então o terceiro turno de apostas, cabendo ao jogador que tem a mão dar início ao mesmo.

Depois de todos os jogadores ainda activos efectuarem o terceiro turno de apostas, vira-se a quinta e última carta comum (river).

Inicia-se então o quarto e último turno de apostas, cabendo de novo ao jogador que tem a mão o início do mesmo.

Nos turnos de apostas, os repiques terão como mínimo um valor igual ao mínimo da mesa e o máximo será o total das apostas até aí efectuadas, podendo considerar a aposta do último jogador, simples, a dobrar ou triplicar (Poker Com Limite de Pote).

Em cada turno de apostas, só se poderão fazer três repiques. Porém, se só se encontrarem dois jogadores em jogo, o número de repiques é ilimitado (Poker Com Limites).


Na modalidade "No Limit" estas duas regras não se aplicam.
Nota: Na taverna jogamos No Limit, as referências anteriores (a itálico) ficam para quem quer ter conhecimentos mais profundos deste jogo.


Depois de efectuado o último turno de apostas, as cartas são viradas, começando pelo jogador que iniciou o último turno de apostas e continuando pela esquerda. O pote (conjunto das apostas efectuadas) é pago ao jogador que tiver a combinação mais alta, ou repartido pelas combinações mais altas de igual valor.

Nos finais dos turnos de apostas, todos os jogadores devem ter o mesmo valor apostado no pote. Porém, se a cave (cacife na taverna) de um jogador não lhe permitir igualar a aposta, e não desistir, considera-se «encavados». Se a mão ganhadora pertencer a um jogador encavado, este recebe, além da aposta, a parte proporcional do pote, entregando-se o restante do pote a outras mãos ganhadoras, segundo as regras do jogo.

Decisões do jogador

Nota: Penso que esta é a maior dificuldade de quem joga, e que consiste verdadeiramente no "saber jogar" que é saber tomar decisões, como por exemplo, saber recuar, não ir sempre a jogo, saber analisar o jogo e as suas hipóteses! Também o bluff deve ser usado com moderação pois se um jogador apanha essa fama mais dificilmente os outros cairão no seu bluff.


Quando chega a sua vez de «jogar», o jogador pode tomar uma das seguintes decisões:

Passar (Desistir/Fold) — sair do jogo. Neste caso, o jogador dá a conhecer a sua decisão e coloca as suas cartas, cobertas, em cima da mesa.

Verificar (Passar/Check) — não apostar. O jogador só pode tomar esta decisão se tiver a mão ou se, não a tendo, os jogadores que o precedem não tiverem efectuado qualquer aposta. A decisão é anunciada dizendo «passo». Neste caso, o jogador permanece no jogo até que outro jogador decida apostar, tendo nesse caso de cobrir a aposta para continuar em jogo;

Pagar (Acompanhar/Call) — apostar importância igual à das apostas anteriores, sem as ultrapassar;

Aumentar (Repicar/Raise) — subir a aposta. Neste caso, o jogador coloca no pote valor igual ao apostado pelos outros participantes.

No caso de haver mais de uma combinação ganhadora com o mesmo valor, o pote, a respectiva parte proporcional ou o remanescente, são distribuídos aos respectivos detentores na proporção das suas apostas.

Nota: A bold os termos do jogo, entre parêntesis outros termos utilizados ao vivo ou noutras mesas de póker online, os mais usuais são os termos ingleses.

Combinações possíveis ordenadas por ordem decrescente de valor:

Sequência máxima da cor (Royal Straight Flush) — ás, rei, dama, valete e 10 do mesmo naipe;

Sequência da cor (Straight Flush) — formada por cinco cartas do mesmo naipe em sequência sem que sejam as mais altas;

Póker — combinação de cinco cartas em que quatro são do mesmo valor (ex. 4 ases);

Fullen (Full house) — combinação de cinco cartas com três cartas do mesmo valor e outras duas distintas mas também com valor igual (exemplo: três setes e duas quinas);

Cor (Flush ou naipe) — cinco cartas do mesmo naipe sem formarem uma sequência;

Sequência (Straight) — combinação de cinco cartas em sequência mas de naipes diferentes;

Trio — combinação de cinco cartas que contém três cartas do mesmo valor e em que as duas restantes não formem um par;

Dois pares — combinação de cinco cartas que contém dois pares de cartas de distinto valor;

Par — combinação de cinco cartas em que duas têm o mesmo valor;

Quando nenhum dos jogadores apresente uma das combinações anteriores, ganha o que tiver a carta mais alta.
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